Você já ouviu falar em terceirização de serviços na saúde? Algumas clínicas recorrem a essa prática para melhorar a sua efetividade. O resultado costuma ser positivo.

 

Mas a terceirização é viável?

Essa terceirização ocorre porque nem sempre é viável contratar especialistas para fazer laudos dos exames. Além dos custos de manter um profissional dessa escala, a clínica acaba ficando nas mãos de uma só pessoa. O que fazer então, caso o especialista precise faltar? Ou tirar férias? Todos sabemos que os serviços de saúde não podem parar.

Por essa razão, muitas clínicas já estão contratando serviços terceirizados de emissão de laudos de exames. Se a ideia parece atraente, saiba que a sua clínica também pode aderir a esse novo modelo. Basta contratar uma empresa especializada em laudos a distância.

Se você quer saber o que a sua clínica pode ganhar com essa mudança, leia a lista a seguir com três das principais vantagens da terceirização de laudos:

1. Ter acesso a especialistas

Esta talvez seja a maior das vantagens da terceirização: os especialistas. Fazer laudos de exames está ligado ao diagnóstico de doenças. É dele que depende o encaminhamento ao tratamento correto. Como não tratar com seriedade uma parte tão importante da medicina?

Entretanto, como afirmamos, seria impossível contar integralmente com um profissional especializado por meio da contratação. Se levarmos em conta que os melhores profissionais do ramo trabalham nas empresas especializadas na terceirização dos laudos, fica fácil entender por que contratá-las é a melhor opção.

Isso sem contar que você não depende de um único profissional: normalmente há uma equipe de radiologistas freelancers, e algumas empresas funcionam 24 horas. Resumindo: sempre haverá um especialista pronto para atendê-lo.

2. Reduzir custos

Manter um profissional em sua clínica implica o pagamento de impostos e de um salário compatível com a média do mercado para a função. Nem precisamos dizer que, quanto mais qualificações um profissional tiver, mais caro ele será.

Além disso, os contratados têm direito a férias, décimo terceiro e, por melhor que seja, o proprietário ainda pode ficar sujeito a processos e ações trabalhistas. A terceirização o isenta de todos esses compromissos, reduzindo os custos, e ainda oferece um serviço de altíssima qualidade.

3. Otimizar o tempo

Os laudos emitidos por empresas terceirizadas normalmente ficam prontos em, no máximo, 48 horas. Para isso, basta que você tenha um computador e uma boa rede de internet para facilitar a interação.

Algumas exceções mais urgentes podem ficar prontas em até duas horas. E esses prazos não levam em conta a que horas o exame foi realizado. Ainda que você precise atender um paciente às 23:30, a empresa de laudos a distância poderá atendê-lo: um profissional contratado estaria fora do expediente a essa hora.

Além disso, sabendo que tem em quem confiar para a emissão dos laudos, você pode pôr o foco em outros setores da sua clínica, como administração e relacionamento com clientes.

Gostou do nosso post sobre a terceirização de serviços na saúde? Já está pensando em buscar essa alternativa para a sua clínica?

Leia também um artigo sobre como melhorar o atendimento em seus serviços de radiologia.