O uso da radiografia de tórax é rotineiro nos ambientes hospitalares, sobretudo no atual momento, que vivemos a pandemia do Covid-19.

radiografia de torax covid-19Muitas vezes é realizada para avaliar pacientes com suspeita de coronavírus, visto o acesso mais fácil em relação à tomografia de tórax. Entretanto um novo estudo levanta dúvidas sobre essa prática.

Pesquisadores de Hong Kong, em um estudo retrospectivo, demonstraram que, em uma amostra de 60 pacientes, a radiografia de tórax basal registrava uma especificidade de APENAS 69%, em comparação com 91% nos testes iniciais de PCR (reação em cadeia da polimerase- padrão ouro).

Os pesquisadores observaram que os achados na radiografia torácica para o Covid-19 refletem aqueles encontrados na tomografia de tórax (opacidades bilaterais, periféricas, de consolidação e / ou em vidro fosco).

Visto que a pandemia do Covid-19 tende a sobrecarregar os sistemas de saúde, a radiografia de tórax pode ser sim considerada uma ferramenta AUXILIAR. Entretanto, é necessário que tenhamos consciência de suas limitações, para o uso correto desta modalidade de exame.

 

ancora artigo

 

Compartilhe este e outros assuntos do blog da STAR com colegas.

Aproveite para deixar o seu comentário sobre a notícia!

 


 

Faça um teste gratuito!

Preencha seus dados no formulário abaixo e entraremos em contato.