A demanda para a radiologia tem aumentado cada vez mais no Brasil e no restante do mundo. Assim como a quantidade de informações geradas pelos serviços de radiologia (informações estas que não podem ser perdidas).

Proporcionalmente, cresce também a necessidade da supervisão do médico radiologista nos serviços. Isto é, problemas que surgem na emissão de laudos e no âmbito operacional exigem o conhecimento técnico deste profissional para resolução. 

Nesse artigo, vamos falar sobre como um centro de diagnóstico por imagem pode ter alternativas à ausência de médicos radiologistas.

A gestão do conhecimento e o seu impacto dentro das empresas

Nos últimos tempos, a disputa pela tecnologia de ponta vem decrescendo e a importância da gestão do conhecimento sendo compreendida. Se voltarmos algumas décadas, era de extrema importância que uma empresa conseguisse superioridade tecnológica em relação aos seus concorrentes.

Hoje em dia, contudo, a tecnologia está sempre se modificando, e se tornando obsoleta em média de 2 anos. Ou seja, o foco não é mais adquirir a superioridade tecnológica, pois ela logo será ultrapassada.

O que tomou o lugar da tecnologia? O que faz determinada empresa ser competitiva no mercado? A resposta para essa pergunta é a gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento faz com que a empresa tome para si o conhecimento tácito de seus funcionários. Isso acontece pois todos os funcionários são diferentes e, ao confrontarem o mesmo problema, encontram soluções diferentes.

Em caso de ausência de colaboradores-chave com conhecimento de alto valor, como médicos radiologistas, a empresa perde muito poder competitivo. Em outras palavras, é impossível encontrar alguém na equipe com o mesmo conhecimento.

Por isso, é importante haver troca de informação entre os colaboradores. O intuito é deixar registrado o que os torna diferentes dos demais trabalhadores e ainda colaborar com a precisão diagnóstica. Dessa forma, em caso de ausência de um trabalhador, é possível que outro colaborador tome seu lugar – ao menos por algum tempo, dando continuidade ao serviço prestado.

E se um centro de diagnóstico por imagem não puder contar com sua equipe de médicos radiologistas?

Os médicos radiologistas são mestres em suas funções. Sua falta certamente será sentida dentro de um centro de diagnóstico por imagem. Dessa forma, é sempre importante refletir sobre o que fazer quando um deles precisar se afastar. Seja por um tempo ou por causa das férias.

Como foi dito no tópico anterior, nenhum outro colaborador será capaz de substituir perfeitamente aquele que está ausente. Mas, podemos suavizar esse problema.

Ter um ou mais médicos radiologistas é vital para o bom funcionamento do centro de diagnóstico por imagem. Na mesma proporção, se faz importante a boa relação entre eles. Havendo a troca de conhecimento, se alguém se afastar, o centro de diagnóstico por imagem não fica desamparado.

Outra alternativa é a terceirização dos serviços de radiologia. Isso pode fazer com que o centro de diagnóstico por imagem não fique parado aguardando o retorno do profissional ausente.

A terceirização de serviços de radiologia

É a partir desse cenário que empresas de telerradiologia, como a STAR, enxergaram oportunidades para inovação.

Os laudos dos exames estão diretamente ligados aos diagnósticos das doenças. Então, como seria possível contar com um médico radiologista em tempo integral dentro de um centro de diagnóstico por imagem? Com especialistas freelancers que possam laudar os exames à distância.

Ainda nesse aspecto, manter um ou mais médicos radiologistas em tempo integral traz custos ao centro de diagnóstico por imagem. Além do que, como toda empresa, existem férias, décimo terceiro e mais obrigações. Isso não quer dizer que é melhor para a empresa ter uma equipe terceirizada, em sua maior parte. Mas, a terceirização pode isentar de todos esses compromissos reduzindo os custos, e ainda oferecer um serviço de altíssima qualidade. Sendo assim, um ótimo plano B para férias e para reforço da equipe interna.

Os laudos emitidos por empresas de telerradiologia terceirizadas ficam prontos em, no máximo, 48 horas. Com exceções mais urgentes, podem ficar prontos em menos tempo. Isso pode ajudar o gestor de um centro de diagnóstico por imagem com a gestão do seu tempo. Podendo, contudo, direcionar esforços para outras áreas dentro do seu centro de diagnóstico por imagem.

A STAR Telerradiologia, para tudo isso, conta com os melhores médicos radiologistas especialistas do mercado. Tem o melhor custo pelo melhor resultado e ainda oferece diferenciais gratuitos como a consultoria de protocolos de exame. Além do que, detém a média 33 minutos para entrega de laudos urgentes e a média de 23h31m para laudos de rotina.

Realize um teste gratuito e comece já a receber nossos laudos, como outras dezenas de hospitais e centros de imagem de todo o Brasil.

Faça um teste gratuito!

Preencha seus dados no formulário abaixo e entraremos em contato.

Nome

Telefone

E-mail

Nome do serviço de Radiologia