A demanda por Radiologia e diagnósticos médicos precisos têm aumentado significativamente no Brasil e no mundo. Em consequência, a particularidade de conhecimento e experiência exigidos para se atuar em Centros de Diagnóstico são cada vez maiores.

Isto posto, a necessidade de profissionais especialistas torna-se indispensável. Um exemplo é a especificidade na emissão de laudos que podem requerer a supervisão ou aprovação de um médico radiologista especialista em determinada área.

Portanto, neste artigo, vamos falar sobre como um Centro de Diagnóstico pode ter alternativas para a ausência de médicos radiologistas especialistas.

A gestão do conhecimento e o seu impacto dentro das empresas

Hoje, com a tecnologia se modificando rapidamente, equipes de Centros de Diagnóstico precisam se atentar cada vez mais às atualizações e inovações do mercado. Sendo assim, na busca pelo diferencial competitivo através da tecnologia, um dos itens mais importantes para uma empresa ter sustentabilidade é a gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento faz com que a empresa não perca o conhecimento tácito de seus funcionários. Isso porque todos os funcionários têm conhecimentos e habilidades únicos e, ao confrontarem o mesmo problema, podem encontrar soluções distintas e funcionais.

Mesmo utilizando as melhores tecnologias disponíveis no mercado, o fator humano é extremamente relevante. No caso da ausência de colaboradores-chave com conhecimento específico, como médicos radiologistas especialistas, o Centro de Diagnóstico perde muita competitividade

Por isso, recomenda-se implementar políticas que visam a troca de informação e experiência entre os colaboradores. Com boas práticas de gestão do conhecimento implementadas, uma empresa naturalmente se destaca em sua área de atuação, estando mais bem preparada para enfrentar as flutuações de mercado e eventual rotatividade de profissionais.

Dessa forma, em caso de ausência de um colaborador, é possível que outro colega possa substituí-lo de maneira eficaz sem afetar a continuidade do serviço prestado.

Dificuldade na contratação temporária

Um médico radiologista especialista é excepcional em sua função e sua falta sempre será sentida dentro de um Centro de Diagnóstico por Imagem. Portanto, gestores devem refletir sobre o que fazer quando o profissional precisar se afastar. Seja por qualquer eventualidade ou por  férias.

Para evitar imprevistos que podem afetar o funcionamento do Centro de Diagnóstico, é vital em sua gestão ter o resguardo de um ou mais médicos radiologistas especialistas, o chamado “Plano B”. Como boas práticas de gestão de equipes, é importante promover atividades que garantam uma boa relação entre eles. Pois, havendo a troca de conhecimento, se alguém se afastar, o Centro de Diagnóstico não fica desamparado.

Uma solução que vem sendo utilizada no mercado é estabelecer parceria com grupos de Radiologia externos que sejam confiáveis. Existem grupos no mercado que possuem médicos radiologistas especialistas em praticamente todas as áreas da Radiologia e oferecem seus serviços através de telerradiologia (laudos a distância), como é o caso da STAR Telerradiologia. Isso pode fazer com que o Centro de Diagnóstico não interrompa suas atividades ou atrase a entrega de resultados por ausências planejadas ou não-planejadas de radiologistas locais.

Como funciona a emissão de laudos a distância, uma alternativa efetiva para férias de médicos radiologistas especialistas

Laudos de exames e diagnósticos médicos estão diretamente ligados aos tratamentos dos pacientes. Em alguns casos, devido a urgência das condições clínicas dos pacientes, é necessário a avaliação das imagens de exames e respectivos laudos de maneira emergencial (laudos urgentes). Mas, como seria possível contar com um médico radiologista especialista em tempo integral dentro de um Centro de Diagnóstico para atender todas essas demandas?

Sabe-se que, além da logística para a presença do profissional, a empresa teria também custos elevados para preencher todas as escalas de trabalho. 

 A resposta, resumidamente, é sempre ter uma boa relação com equipes confiáveis que possam atuar como “Plano B” nos momentos importunos. Isso é telerradiologia: um serviço de medicina diagnóstica regulamentado pelo CFM e baseado na transmissão de imagens médicas pela internet. Ela nasceu para auxiliar Centros de Diagnóstico de forma remota na emissão de laudos a distância para exames de imagem.

É claro que isso não quer dizer que todos os exames de um Centro de Diagnóstico devem ser terceirizados. Mas, a terceirização pode sim isentar o Centro de Diagnóstico de eventuais problemas, como férias e ausências eventuais, e, ao mesmo tempo, reduzindo custos. Além disso, permite também que a empresa continue oferecendo um serviço de altíssima qualidade. Ou seja, um ótimo plano B para férias e para reforço da equipe interna.

Garantia de Acesso a Médicos Radiologistas Especialistas 

Exames eletivos são avaliados por empresas de telerradiologia de ponta em no máximo 48 horas. Exames urgentes normalmente são avaliados ainda mais rapidamente por empresas referência no mercado, com prazos máximo de 2h para a entrega do resultado.

A STAR Telerradiologia conta com os melhores médicos radiologistas especialistas do mercado. Tem o melhor custo/benefício e ainda oferece diferenciais gratuitos como a consultoria 24h para realização de exames (Ex.: protocolos de exame). Além do que, detém a média 33 minutos para entrega de laudos urgentes e a média de 23h31m para laudos de rotina.

Realize um teste gratuito e comece a receber nossos laudos, como outras dezenas de hospitais e centros de imagem de todo o Brasil.

Faça um teste gratuito!

Preencha seus dados no formulário abaixo e entraremos em contato.

Nome

Telefone

E-mail

Nome do serviço de Radiologia