PEER REVIEW

Controle de qualidade por amostragem

A STAR emprega o peer review, um método de análise de performance e de controle de qualidade que consiste na avaliação de amostras aleatórias de laudos emitidos por médicos radiologistas por outros colegas radiologistas revisores. Seus principais benefícios são:

  • Proteção dos pacientes, definindo um alto padrão de qualidade para os laudos dos médicos radiologistas
  • Utilização das informações obtidas na avaliação para aprimorar continuamente o desempenho dos médicos radiologistas, através de feedback, treinamentos, cursos e congressos

Peer Learning

De forma complementar ao peer review, utilizamos também a metodologia de peer learning (“aprendizado entre os pares”) que, como seu próprio nome reflete, possibilita o compartilhamento de conhecimento entre os médicos radiologistas de nossa equipe, que aprendem com discussões e troca de avaliações de laudos excelentes ou subótimos.

Peer review avaliacao de radiologistas

Por que analisar a performance dos radiologistas?

Autores de um artigo¹ recente publicado no Journal of the American College of Radiology discutem as características das formas existentes de aferição de performance de radiologistas, e também possíveis novas soluções para a questão.

Na STAR Telerradiologia, o monitoramento da qualidade dos laudos dos médicos radiologistas é realizado através de peer review. Além disso, é aplicada a metodologia de peer learning para o aperfeiçoamento constante da equipe. Todo esse esforço tem por finalidade garantir a entrega de um serviço de Telerradiologia já consagrado como o de mais alta qualidade do país. 

Peer review como funciona

Como funciona o processo de Peer Review

1 – Seleção aleatória de amostras de laudos para o controle de qualidade

2 – Avaliação dos laudos das amostras por médicos radiologistas experientes e discussão de laudos específicos dentro de um comitê

3 – Os médicos radiologistas que emitiram os laudos originais recebem o feedback da avaliação

4 – Eventuais descobertas clinicamente relevantes são prontamente comunicadas

qualidade centro de radiologia

Qualidade para departamentos de Radiologia

O Peer review é um método essencial para avaliar o desempenho da precisão diagnóstica dos médicos radiologistas e para garantir a existência de um ciclo de melhoria constante da qualidade dentro de um departamento de radiologia.

Além de realizar o peer review dos laudos emitidos pela sua própria equipe, a STAR também oferece o serviço de peer review para centros de imagem de todo o país, para que seus laudos sejam submetidos a controle de qualidade por nossos médicos radiologistas mais experientes.

Preencha o formulário abaixo e solicite o contato de nossos especialistas.

Nome

Telefone

E-mail

Nome do serviço de Radiologia

[mc4wp_checkbox "Label text"]