O que afeta a satisfação de um paciente?

A informatização de empresas da área da saúde tem se tornado um assunto cada vez mais constante. Grandes congressos e fóruns de medicina apresentam cada vez mais soluções bem-vindas tanto aos gestores como aos pacientes de hospitais, clínicas e laboratórios. Com a telemedicina, por exemplo, a agilidade é uma prerrogativa importante para decisões de novas aquisições. Processos manuais e ultrapassados dão lugares a processos digitais e modernos, impressionando gestores e, principalmente, pacientes.

A seguir, você vai descobrir como a telerradiologia e outras ações podem contribuir para um bom atendimento e maior satisfação dos pacientes.

Laudos entregues dentro do prazo

Um dos maiores fatores que os pacientes levam em conta no momento de avaliar um centro radiológico é a pontualidade na entrega dos laudos. Diversos fatores podem contribuir para a dificuldade em honrar os prazos de entrega, tais como “buracos” na escala de médicos radiologistas, falta de constância na produtividade da equipe de médicos radiologistas, férias e licenças médicas, dificuldade de contratação de médicos radiologistas locais, e outros. A telerradiologia é uma possível solução para essa questão.

A STAR Telerradiologia entrega laudos para exames de rotina com média de tempo inferior a 24 horas, e para exames urgentes, com média de cerca de 30 minutos. Nos centros de diagnóstico, esse rápido tempo de resposta afeta diretamente a percepção de qualidade dos pacientes quanto ao atendimento que recebem.

Assim que um centro de imagem fecha uma parceria como a STAR, seus exames já podem ser laudados por uma equipe selecionada e altamente qualificada de médicos radiologistas que atuam nos mais renomados centros de imagem do país. Os laudos prontos são disponibilizados imediatamente aos centros de diagnóstico por imagem, através de um sistema robusto e seguro. Dessa forma, é possível entregar laudos de qualidade em prazo rápido aos pacientes, que são os maiores beneficiados pela parceria.

Acesso a médicos radiologistas especialistas

Na maior parte do Brasil, os exames radiológicos são analisados e laudados por médicos radiologistas “generalistas”, ou seja, médicos que cursaram uma residência médica em Radiologia, mas que não se especializaram em alguma das subáreas do Diagnóstico por Imagem, tais como Radiologia Musculoesquelética, Radiologia Torácica, Radiologia Abdominal, Radiologia Mamária, Radiologia de Cabeça e Pescoço, Neurorradiologia, Radiologia Cardíaca e Radiologia Oncológica.

Laudos de médicos radiologistas “generalistas” não são ruins, todavia há uma tendência de que, em geral, os laudos de médicos radiologistas “especialistas” tenham uma assertividade superior dentro de suas respectivas áreas. Isso ocorre devido ao tempo dedicado pelos “especialistas” ao estudo e treinamento específico em uma subárea da Radiologia, e também pelo contato interdisciplinar mais próximo que têm com os médicos de outras especialidades correlatas com as suas especialidades (exemplos: ortopedistas e radiologistas musculoesqueléticos; pneumologistas, cirurgiões torácicos e radiologistas torácicos, etc…). Fazendo um paralelo rápido: se um paciente precisa ser submetido a uma cirurgia plástica, ele deveria procurar um cirurgião geral ou um cirurgião plástico?

A telerradiologia também entra como possível solução neste caso. Ao contratar a STAR Telerradiologia, qualquer centro de imagem do país pode ter seus exames laudados por médicos radiologistas com especialização em todas as subáreas do Diagnóstico por Imagem.

Suporte 24h, para resolver quaisquer demandas rapidamente

Convenhamos: não basta apenas entregar o melhor laudo, é necessário entregá-lo com agilidade e praticidade, e ter a certeza de poder contar com suporte em qualquer horário do dia, qualquer dia da semana. Pensando nisso, a STAR conta um grupo de experientes gestores e profissionais administrativos e de TI responsáveis por monitorar as operações 24 horas por dia, 7 dias por semana (incluindo feriados), garantindo o fluxo contínuo de exames e laudos, bem como a excelência de nossos serviços.

O atendimento rápido e eficiente aos nossos clientes sempre foi uma das prioridades da STAR.

Pesquisas de satisfação

Toda empresa deve realizar pesquisas de satisfação constantemente. Para serviços da radiologia, isso também é verdade caso contrário não é possível aferir o que os pacientes pensam e sentem em relação ao atendimento que recebem. O objetivo é promover a melhoria contínua, analisando pontos fracos a serem corrigidos pela gestão.

Existem duas formas principais de integrar uma pesquisa de satisfação: A primeira é a forma impressa, entregue na recepção ou no setor de impressão dos laudos, por exemplo, e depositada em urnas ou caixas após seu preenchimento. Uma outra opção seria a pesquisa online, enviadas através de e-mail ou WhatsApp (por exemplo), ou mesmo disponibilizada no próprio website do centro diagnóstico; ferramentas como Survey Monkey ou Google Forms podem ser úteis neste caso.

Não adianta só coletar as respostas dos pacientes. É necessário, analisá-las e verificar o que precisa ser melhorado e, em seguida, planejar e executar eventuais planos de melhoria. É um processo contínuo e trabalhoso, mas que gradualmente irá melhorar a percepção de qualidade do atendimento.

Nessa altura, já é claro que a STAR Telerradiologia pode ajudar na modernização do seu centro de diagnóstico por imagem, trazendo resultados exclusivos para sua empresa e para os seus clientes. Navegue pelo site e conheça todas nossas soluções. Se você quiser, pode até fazer um teste gratuito em nossa plataforma.