Mesmo com a influência das novas tecnologias na Medicina, a emissão de laudos a distância ainda é um mistério para muitos. Por isso, nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre esse serviço, quais seus benefícios e porque é vantajoso para uma empresa investir nele.

Este é um artigo avançado sobre o serviço de emissão de laudos a distância, conhecido como Telerradiologia. Se você ainda não sabe como funciona a Telerradiologia, leia mais sobre nesse artigo

Laudos a distância: as vantagens da Telerradiologia

procurando laudos a distancia

Ter uma empresa de Telerradiologia como parceira traz inúmeros benefícios, que vão desde a redução de custos até a possibilidade de proporcionar mais agilidade e qualidade nos resultados de exames entregues aos pacientes. Veja a seguir, algumas dessas vantagens:

1. A emissão de laudos a distância pode aumentar o número de atendimentos e expandir o leque de exames atendidos

Quando um Centro de Diagnóstico conta com uma empresa de Telerradiologia para a emissão de laudos a distância, é possível manter o foco da equipe em outras atividades. Em consequência, isso possibilita o atendimento de um maior número de pacientes sem que seja necessário aumentar o pessoal. Além do que, com a emissão de laudos a distância, o Centro de Diagnóstico pode não prejudicar a qualidade dos serviços devido a uma agenda superlotada.

É possível ainda oferecer uma maior variedade de exames. Quando o Centro de Diagnóstico realiza a emissão de laudos a distância, ele supre eventuais demandas por tipos específicos de exames que podem não ser laudados pela equipe local. 

2. Resultados mais rápidos: multiplique a mão de obra com a emissão de laudos a distância

Com a emissão de laudos a distância, toda a equipe do Centro de Diagnóstico pode ter mais tranquilidade com relação a data de entrega dos resultados. Isso porque, uma vez que foi determinado o prazo, ele será cumprido por uma boa empresa de Telerradiologia. Assim, processo ganha em rapidez e qualidade, e todos são beneficiados.

Nota: usamos o adjetivo “boa” no tópico acima pois existem alguns critérios de análise para auxiliar na escolha de uma empresa de Telerradiologia. Veja neste artigo.

3. Redução de custos: trocando custos fixos altos por custos variáveis baixos

O custo para se ter radiologistas especialistas locais é alto. Isto é, tanto do ponto de vista salarial, como de infraestrutura física, são necessários altos investimentos para que esses profissionais trabalhem.

Contratando um serviço de laudos a distância, todo esse custo fixo se transforma em custo variável, e o custo unitário por laudo fica mais baixo. Resultado: redução de custos, sem perder em qualidade.

4. Tudo pode ser automatizado com a emissão de laudos a distância

O processo fica mais preciso e ágil. É o fim daquela pilha de laudos atrasados sem fim. O laudo feito a distância chega pronto, já customizado com a logomarca do empresa contratante e assinado. Além de tudo, as melhores empresas de Telerradiologia oferecem a possibilidade de integração com os mais variados sistemas PACS/RIS, promovendo a entrega de laudos de forma automática para o sistema interno do Centro de Diagnóstico. Deste modo, a automação elimina potenciais erros humanos relacionados a transcrição de texto, garantindo mais segurança e agilidade no fluxo de trabalho.

Por que investir em laudos a distância?

acessando laudos a distanciaÉ normal que a administração de um Centro de Diagnóstico sinta-se insegura para adquirir serviços a distância, mesmo com tantas inúmeras vantagens além das que abordamos aqui.

A Telerradiologia chegou revolucionando a entrega de laudo a distância de exames médicos. É natural que surjam algumas dúvidas. Exemplos:

1. Qual a segurança de um serviço de laudos a distância?

Os dados do paciente e os resultados de seus exames ficam disponíveis em softwares específicos protegidos, para que apenas os profissionais e o paciente possam visualizá-los. As imagens dos exames são transmitidas instantaneamente, assim que são enviadas de um computador ou do equipamento radiológico em que foram realizados.

Aliás, existe uma resolução do CFM regulamentando a Telerradiologia, obrigando que as informações sejam trocadas em ambiente criptografado para segurança tanto do paciente quanto do médico. Vale ressaltar, que os laudos são encaminhados para o Centro de Diagnóstico com assinatura digital. Todas essas medidas, são para garantir a segurança e o sigilo das informações.

2. Como funciona o suporte de um serviço de laudos a distância?

Com as imagens em mãos, Centros de Diagnóstico de todo o Brasil podem trabalhar com médicos radiologistas altamente capacitados. Isso porque, a empresa de Telerradiologia entrega os laudos e presta todo o suporte necessário com rapidez. Logo que os laudos são emitidos pelos radiologistas, ficam disponíveis para consulta na web e no próprio sistema local dos hospitais e serviços de imagem.

Ou seja, quando um Centro de Diagnóstico contrata uma empresa para realizar a emissão de laudos, ele pode ficar despreocupado e seguro de que os resultados serão entregues em dia, uma vez que a empresa contratada tem o compromisso de realizar os serviços acordados, não importa o que aconteça.

3. Qual a qualidade do laudo a distância?

É interessante observar que não há perda de qualidade quando os laudos são elaborados a distância, sobretudo quando o serviço de Telerradiologia contratado conta com bons profissionais.

Isso torna-se mais evidente quando considerado que alguns serviços de Telerradiologia entregam laudos emitidos por radiologistas subespecializados nas diferentes áreas de Radiologia. A STAR Telerradiologia, por exemplo, conta com as seguintes subespecialidades: Radiologia Abdominal, Radiologia Torácica, Radiologia de Cabeça e Pescoço, Neurorradiologia, Radiologia Musculoesquelética, Radiologia Oncológica, Radiologia Mamária, Radiologia Cardíaca, Medicina Nuclear, Radiologia Odontológica, Raio x OIT Torax e Radiografia Padrão OIT.

Conclusão

tecnologia na saudeO avanço da tecnologia na área médica otimizou o serviço de laudos a distância, oferecendo qualidade e segurança, sendo assim, um excelente investimento para Clínicas e Hospitais.

É possível encontrar, entre as empresas de Telerradiologia, quem preste também o serviço de consultoria e implementação de protocolos de exames. Com isso, o Centro de Diagnóstico pode melhorar a qualidade dos exames realizados e, dessa maneira, também dos laudos emitidos.

Quer saber mais sobre como ter um serviço de laudos a distância com qualidade superior, diminuindo o tempo de entrega e reduzindo custos? Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Ou, faça um teste gratuito.

Não esqueça de comentar com a sua opinião sobre laudos a distância. E também, de compartilhar essas informações com colegas profissionais.