Telerradiologia chegou revolucionando a entrega de laudo a distância de exames médicos. Por meio dela, o exame pode ser realizado em qualquer lugar e o laudo a distância pode ser emitido pelos melhores médicos do país de forma rápida, segura e com qualidade.

medico analisando laudo a distância

Veja a seguir, mais algumas vantagens:

Laudo a distância: como otimizar a entrega?

Os dados do paciente e os resultados de seus exames ficam disponíveis em softwares específicos protegidos, para que apenas os profissionais e o paciente possam visualizá-los. As imagens dos exames são transmitidas instantaneamente, assim que são enviadas de um computador ou do equipamento radiológico em que foram realizados.

Com as imagens em mãos, médicos radiologistas altamente capacitados podem trabalhar com clínicas e hospitais de todo o Brasil, entregando os laudos e dando todo o suporte necessário com rapidez. Logo que os laudos são emitidos pelos radiologistas, ficam disponíveis para consulta na web e no próprio sistema local dos hospitais e serviços de imagem.

Há, ainda, outra vantagem: quando o gestor contrata uma empresa para realizar a emissão de laudos, ele pode ficar despreocupado e seguro de que os resultados serão entregues em dia, uma vez que a empresa contratada tem o compromisso de realizar os serviços acordados, não importa o que aconteça.

Baixo custo de operação

Manter uma equipe interna gera gastos consideráveis para o orçamento dos serviços de imagem, tais como encargos trabalhistas, pagamento de benefícios, contratação de novos profissionais, cobertura de férias, etc. Com o serviço de laudos a distância, há redução considerável nesses custos, uma vez que só há o pagamento pelos laudos emitidos, conforme a demanda de pacientes do dia.

A redução de custos em instituições de saúde com estratégias que melhoram a assistência ao paciente e minimizam os impactos financeiros são sempre bem-vindas.

Qualidade assegurada do laudo a distância

É interessante observar também que não há perda de qualidade quando os laudos são elaborados a distância, sobretudo quando o serviço de telerradiologia contratado conta com bons profissionais. Esse aspecto se torna mais evidente ainda quando se considera que alguns serviços de telerradiologia entregam laudos emitidos exclusivamente por radiologistas especializados nas diferentes áreas de Radiologia (neurorradiologia, radiologia musculoesquelética, radiologia mamária, etc.), o que muitas vezes não é possível na maior parte dos centros de imagem do país devido à escassez desses profissionais.

Os radiologistas que trabalham remotamente podem também discutir os casos clínicos com os médicos solicitantes locais e, até mesmo, avisá-los rapidamente de que existe um achado de exame crítico que implique na tomada de uma conduta médica de urgência, garantindo a qualidade e eficácia do atendimento.

Por fim, é possível encontrar dentre as empresas de telerradiologia quem preste também serviço de consultoria e implementação de protocolos de exames, sempre visando melhorar a qualidade dos exames realizados e, dessa maneira, também dos laudos emitidos.

Veja também: como escolher uma empresa de laudos a distância?

Segurança dos dados clínicos

Existe uma resolução do CFM regulamentando a telerradiologia, obrigando que as informações sejam trocadas em ambiente criptografado para segurança tanto do paciente quanto do médico. Vale ressaltar, que os laudos são encaminhados para a Clínica com assinatura digital. Todas essas medidas, são para garantir a segurança e o sigilo das informações.

O avanço da tecnologia na área médica otimizou o serviço de laudos, oferecendo qualidade e segurança, sendo assim, um excelente investimento para Clínicas e Hospitais.

Quer saber mais sobre como ter um serviço de laudos a distância com qualidade superior, diminuindo o tempo de entrega e reduzindo custos? Entre em contato conosco e solicite um orçamento.