Gestao

Conteúdo rico em informações e artigos com dicas para melhorar o desempenho de Centros de Diagnósticos

A radiografia e a medicina moderna

A Radiografia se consolidou como uma importante ferramenta para a medicina, proporcionando excelentes imagens e diagnósticos. Seu início remonta ao século XIX com o descobrimento dos Raios-X por Wilhelm Roentgen, ganhador do Prêmio Nobel de Física. Isso possibilitou, inicialmente, observar fraturas no tecido ósseo e, hoje, já se vê muitas outras estruturas do corpo humano. Contudo, ainda vemos grande preocupação com as doses de

Radiologia em pronto-socorro: maior responsabilidade aos radiologistas

Cerca de 50 % das queixas do setor de radiologia estão relacionadas a exames de pacientes oriundos do pronto-socorro. Os erros de diagnóstico estão entre os principais fatores que alimentam estas reclamações. Tal fato tem consequências indesejadas para o paciente, serviço de imagem e para o próprio radiologista. Mas por que exatamente a maioria das reclamações envolvem pacientes dos setores de emergência? Um estudo

Plano B para férias de médicos radiologistas

A demanda para a radiologia tem aumentado cada vez mais no Brasil e no restante do mundo. Assim como a quantidade de informações geradas pelos serviços de radiologia (informações estas que não podem ser perdidas). Proporcionalmente, cresce também a necessidade da supervisão do médico radiologista nos serviços. Isto é, problemas que surgem na emissão de laudos e no âmbito operacional exigem o conhecimento técnico

Precisão diagnóstica: estabelecendo um controle de qualidade

As imagens radiológicas de exames proporcionam informações sobre manifestações patológicas que direcionam diagnósticos e tratamentos. Portanto, a atenção para a precisão diagnóstica é muito significativa para o controle de qualidade e para a saúde do paciente. Este artigo tem como objetivo auxiliar no aumento da precisão diagnóstica em centros de diagnóstico de imagem. Ele dispõe sugestões para atividades de rotina. Logo, a reflexão dos

A importância do uso de protocolos de exame adequados para cada doença

Nos últimos anos, vivemos um incrível desenvolvimento das tecnologias, sendo notória a utilização de muitas dessas na área da Radiologia. Dentre elas, podemos citar o desenvolvimento de equipamentos com capacidade de detecção muito maior, além do desenvolvimento de sistemas e redes dedicadas à saúde. Esses avanços permitem a comunicação e a acessibilidade aos exames e informações do paciente pelo médico a qualquer momento, e

7 Dicas para Reduzir Custos em Centros de Diagnóstico por Imagem

A gestão eficiente de custos e de tomadas de decisões tem administrado importante espaço nos ambientes internos das empresas. Considerando-se que o mercado, em presente circunstância, não sustenta as passagens de custos com aumento excessivo, gestores têm se desdobrado para conter suas despesas. Ignorar o controle e a direção de operações financeiras de uma organização pode comprometer a sustentabilidade do negócio. Isto posto, administradores

Como Reduzir o Tempo de Entrega de Laudos em um serviço de Radiologia

Muito se fala sobre a qualidade ser afetada pelo tempo de execução, mas pouco tem sido discutido sobre processos e ganhos de eficiência. Precisamos colocar nossos olhares sobre as raízes dos problemas que afetam a produtividade de um centro de diagnóstico por imagem. O gerenciamento de um serviço de radiologia é sim um desafio. Não são apenas laudos. Não são apenas equipamentos. São profissionais,

Checklist para melhoria de laudos médicos

Admiravelmente, a busca pela qualidade e produtividade em centros de diagnóstico por imagem tem se tornado um assunto habitual. Nessa perspectiva, nos esbarramos com a telerradiologia, que tem se tornado uma experiência benéfica tanto para gestores e médicos quanto para pacientes.  Assim sendo, apresentamos um checklist com práticas que irão findar a busca pela qualidade em laudos.   1. Troque custos fixos por variáveis

Portal de pacientes e radiologia: como melhorar este canal entre o paciente e o radiologista?

É comum instituições de saúde oferecerem acesso aos pacientes sobre seus registros médicos via um centro aglomerador e distribuidor de conteúdo online, os chamados portais de pacientes. Esses portais, educativos, demonstraram melhorar o envolvimento do paciente com sua condição clínica, bem como a comunicação com os prestadores de serviços de saúde. Por outro lado, infelizmente, esta ferramenta também oferece recurso para manipulação de dados,

O que afeta a satisfação de um paciente?

A informatização de empresas da área da saúde tem se tornado um assunto cada vez mais constante. Grandes congressos e fóruns de medicina apresentam cada vez mais soluções bem-vindas tanto aos gestores como aos pacientes de hospitais, clínicas e laboratórios. Com a telemedicina, por exemplo, a agilidade é uma prerrogativa importante para decisões de novas aquisições. Processos manuais e ultrapassados dão lugares a processos