Com o mercado da Telemedicina em ascensão, pode ser difícil a escolha de empresas de Telerradiologia para o Centro de Diagnóstico. 

Pensando nisso, com base na experiência de nossa equipe e na opinião de nossos clientes, preparamos uma lista com os fatores que devem ser analisados por gestores de Serviços de Radiologia para auxiliar na escolha de empresas de Telerradiologia. Você irá ver nessa lista os seguintes fatores:

  1. Equipe de radiologistas
  2. Controle de qualidade e prazos
  3. Suporte médico
  4. Automação e produtividade
  5. Suporte técnico e administrativo

1. Avalie a equipe de radiologistas das empresas de Telerradiologia.

radiologista empresas de telerradiologia A equipe de radiologistas é o principal quesito a ser analisado ao escolher as empresas de Telerradiologia. Sobretudo, em um momento em que diversas empresas contam com médicos que nem finalizaram a residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

É importante escolher empresas que trabalham para que todos os laudos sejam objetivos, resolutivos e emitidos por especialistas. Portanto, é essencial escolher empresas que têm uma equipe médica altamente qualificada e selecionada dentre os quadros das melhores universidades.

2. Não confie em empresas de Telerradiologia que não possuem controle de qualidade

controle de qualidadeA Telerradiologia requer muito mais que a simples emissão de laudos. É necessário ter cautela com empresas que oferecem “laudos no atacado”, sem preocupação com a saúde do paciente e sem cumprimento dos prazos de entrega.

A palavra chave é “confiança”. Se o serviço de Telerradiologia não for confiável, seja em relação aos prazos, seja na própria qualidade dos laudos, seu centro de diagnóstico terá retrabalho para revisar os laudos e controlar os prazos de entrega.

Por isso, as melhores empresas de Telerradiologia, além de ter uma equipe altamente qualificada realizam uma contínua análise por amostragem (peer-review) dos laudos emitidos por seus profissionais.

3. Um bom suporte médico possibilita que a equipe de Telerradiologia trabalhe como se estivesse in loco

medico empresas de telerradiologiaOs melhores serviços de Telerradiologia possuem canais direto de acesso aos médicos radiologistas de sua equipe e aos gerentes médicos. Há muitas situações em que esse contato é importante, tais como para discutir protocolos de aquisição de exames, uso de contraste e casos clínicos,  por exemplo.

Esse contato próximo permite que a equipe de Telerradiologia atue como se estivesse trabalhando localmente.

4. A automação de processos produz ganhos de produtividade

processos empresas de telerradiologiaA palavra de ordem é automatização de processos. Para evitar perdas de produtividade, os sistemas das empresas de Telerradiologia devem ser capazes de se integrar ao fluxo de trabalho da sua empresa, reduzindo o número de funcionários (e respectivos custos) envolvidos em suas operações.

Pensando nisso, as melhores prestadoras de serviços de Telerradiologia utilizam um moderno PACS em nuvem que pode ser integrado aos PACS da empresa contratante ou diretamente aos aparelhos. Nesse sistema, é possível configurar o envio automático de todos os exames para análise das equipes das empresas de Telerradiologia ou, ainda, personalizar as configurações para que sejam enviados apenas exames de urgência ou de segmentos anatômicos específicos (musculoesquelético, neuro, abdômen, etc), por exemplo.

Em alguns casos, há também a possibilidade de integrar os sistemas das empresas de Telerradiologia ao RIS/HIS do Centro de Diagnóstico, permitindo o envio automático dos laudos assinados e dando celeridade a todo o processo.

5. É fundamental contar com um suporte técnico e administrativo rápido e resolutivo

empresas de telerradiologia suporteAntes de contratar uma empresa de Telerradiologia, é importante verificar como é o suporte dela com seus clientes.

Ou seja, o que difere as boas empresas, são aquelas que acreditam uma verdadeira relação de parceria pode assegurar a prestação de serviço de qualidade aos clientes. Portanto, um grande diferencial está naquelas que alocam um gerente de contas dedicado a cada um de seus clientes e permite a personalização de todos os serviços que oferece de acordo com as suas necessidades.

É sempre importante lembrar: o serviço profissional deve adaptar-se às necessidades do cliente e não o contrário.

É normal surgirem dúvidas com os exames, com os laudos ou mesmo dúvidas relacionadas ao pedido médico e ao histórico do paciente. Por isso, é fundamental que as empresas de Telerradiologia ofereçam um suporte de qualidade. Um exemplo exclusivo acontece na STAR: temos indicadores que demonstram que todas as solicitações de suporte são resolvidas, em média, em até 23 minutos (em dias comerciais). Isso garante uma maior fluidez e eficiência em todo o serviço.

Conclusão

Está muito claro que a lógica de laudos a distância está mudando, e o que funcionava bem para muitos serviços de imagem há 2 ou 3 anos hoje já não funciona da mesma forma.

Existem diversas empresas que oferecem laudos a distância. Ao tomar a decisão de qual parceiro de Telerradiologia escolher para um Centro de Diagnóstico, é importante que sejam analisados todos os pontos destacados acima, focando, sobretudo, na qualidade do trabalho e na relação custo-benefício do serviço prestado. 

O foco da STAR Telerradiologia é a qualidade, pois julgamos ser algo fundamental na área de saúde, já que o produto final de nossos esforços influencia diretamente os desfechos clínicos dos pacientes. Em última análise, pode representar a diferença entre vida ou morte, e entre uma vida com qualidade ou uma vida sofrendo as dificuldades de uma doença que poderia ter sido tratada precocemente se o diagnóstico tivesse sido feito.

 

A STAR disponibiliza um teste gratuito para nossos novos clientes, basta preencher um breve formulário, clicando aqui.

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