Com diversas opções no mercado pode ser difícil escolher a empresa de laudos à distância ideal para trabalhar com seu hospital ou serviço de imagem. Pensando nisso, a partir da experiência de nossa equipe e com base na opinião de nossos clientes, preparamos esse artigo com os principais pontos a serem analisados para auxiliar a sua empresa nessa decisão.

Equipe de Radiologistas

A equipe de radiologistas é o principal quesito a ser analisado ao escolher a sua empresa de telerradiologia, sobretudo em um momento em que diversas empresas contam com médicos residentes para esse trabalho.

Na STAR, trabalhamos para que todos os laudos devem ser objetivos, resolutivos e emitidos por especialistas. Para isso, contamos com uma equipe médica altamente qualificada selecionada dentre os quadros das melhores universidades, todos profissionais participantes e com voz ativa nos mais importante congressos e eventos do setor. Isso assegura um diagnóstico preciso e permite que todos os exames sejam analisados por radiologistas qualificados da respectiva subespecialidade.

Controle de Qualidade

A telerradiologia requer muito mais que a simples emissão de laudos. É necessário ter cautela com empresas que oferecem “laudos no atacado”, sem preocupação com a saúde do paciente e sem cumprimento dos prazos de entrega.

A palavra chave é “confiança”. Se o serviço de telerradiologia não for confiável, seja em relação aos prazos, seja na própria qualidade dos laudos, seu centro de diagnóstico terá  retrabalho para verificar os laudos e controlar os prazos de entrega.

Na STAR, além de realizarmos um controle prévio na seleção do radiologista interessado a se juntar a nossa equipe, fazemos uma contínua revisão por amostragem (peer-review) dos laudos emitidos por nossos profissionais. Os prazos de entrega são monitorados constantemente por um sistema de métricas e reportados a nossos clientes.

Automatização e Produtividade

A palavra de ordem é automatização de processos. Para evitar perdas de produtividade, o sistema da empresa de telerradiologia deve ser capaz de se integrar ao fluxo de trabalho da sua empresa, reduzindo o número de funcionários (e respectivos custos) envolvidos em suas operações.

Pensando nisso, a STAR utiliza um moderno PACS em nuvem que pode ser integrado aos PACS de sua empresa ou diretamente aos aparelhos. Nesse sistema, podemos configurar o envio automático de todos os exames para análise de nossa equipe ou, ainda, personalizar as configurações para que sejam enviados apenas exames de urgência ou de segmentos anatômicos específicos (musculoesquelético, neuro, abdômen, etc), por exemplo. Adicionalmente, há também a possibilidade de integração de nosso sistema ao RIS/HIS, permitindo o envio automático dos laudos assinados e dando celeridade a todo o processo.

Interface

Antes de contratar uma empresa de telerradiologia, verifique se como é a interface dela com seus clientes. Lembre-se que a radiologia é uma parte fundamental do funcionamento de sua empresa. Nesse cenário, a STAR acredita que somente uma verdadeira relação de parceria pode assegurar a prestação de serviço de qualidade a nossos clientes e, para isso, aloca um gerente de contas dedicado a cada um de seus clientes e permite a personalização de todos os serviços que oferece de acordo com as suas necessidades. Acreditamos que um serviço profissional deve adaptar-se às necessidades do cliente e não o contrário.

Comunicação com radiologistas

A STAR estimula o contato do médico solicitante com o radiologista. Para isso, temos canais direto de acesso com a nossa equipe, centralizados na figura do gerente médico. Permanecemos aberto a discutir soluções de problemas, casos clínicos ou, ainda, protocolos de aquisição de imagens.

Quer saber mais sobre a STAR Telerradiologia? Entre em contato conosco agora mesmo!