Checklist para melhoria de laudos médicos

Admiravelmente, a busca pela qualidade e produtividade em centros de diagnóstico por imagem tem se tornado um assunto habitual. Nessa perspectiva, nos esbarramos com a telerradiologia, que tem se tornado uma experiência benéfica tanto para gestores e médicos quanto para pacientes.  Assim sendo, apresentamos um checklist com práticas que irão findar a busca pela qualidade em laudos.

 

1. Troque custos fixos por variáveis

Exames de imagem são analisados pela STAR Telerradiologia para a entrega de laudos a distância caso a caso, independente de sua complexidade. Isso permite que um centro de diagnóstico por imagem possa utilizar nossos serviços à medida que se faz necessário (“pay as you go”). Sugerindo mais liberdade e controle financeiro para gestores, que podem optar por trabalhar com uma empresa de  laudos a distância sem surpresa com os custos.

 2. Escolha uma equipe médica qualificada

Com a evolução da medicina, a radiologia abriu novos leques. Para estar preparado, um centro de diagnóstico por imagem deve confiar em uma equipe médica qualificada. Contando com a STAR Telerradiologia, por exemplo, um gestor pode ter acesso a melhor equipe do mercado, composta por radiologistas experientes e altamente especializados nas diversas subáreas da radiologia. Igualmente, a telerradiologia pode ser utilizada para segunda opinião em exames complexos ou mesmo como resguardo em caso de ausências de um radiologistas locais.

 3. Prepare-se para laudos urgentes

Com a tecnologia da STAR para a transmissão de dados e armazenamento em nuvem através de plataformas digitais, as imagens dos exames são transmitidas de maneira rápida e segura. Além disso, o acesso dos médicos é facilitado e realizado em tempo real – a partir do momento que o exame é enviado para a STAR o mesmo já é carregado na workstation do médico radiologista. Dessa maneira, os laudos podem ser enviados e recebidos de forma ágil e segura. Nosso tempo médio de entrega de laudos de exames urgentes é de 34 minutos. 

 4. Siga com profissionalismo e seriedade perante as normas

A Anvisa e o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentam a prática da telerradiologia no Brasil através de normas que versam sobre segurança de imagens e informações clínicas dos pacientes, tipos de exames passíveis de telelaudo (laudo a distância através da telerradiologia), exigência de transmissão de imagens em conjunto com dados clínicos do paciente, e outros temas.

Para oferecer um exame e resultado assertivo e de qualidade ao seu paciente, fiscalize o currículo dos médicos radiologistas contratados caso opte pelo serviço à distância e verifique os valores da empresa contratada. A STAR Telerradiologia tem como valor #1 a Ética (https://www.star.med.br/empresa/).

 5. Tenha uma infraestrutura robusta

A atenção quanto aos aparelhos é substancial. Verifique se seus equipamentos sejam aptos a gerarimagens de exames em formato DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine). É um formato padrão na área médica, com ampla utilização no mercado. É recomendável a utilização “in-house” de sistemas informatizados como PACS e RIS para organização do fluxo de trabalho e armazenamento de dados. 

 6. Nunca dispense segurança e privacidade com dados médicos

Mesmo que não diretamente, é impossível falar de qualidade sem falar de segurança. Com a proteção ao acesso de dados médicos, um centro de diagnóstico pode evitar acessos e vazamentos de dados indevidos.

O paciente tem sua privacidade protegida e a instituição responsável pela guarda dos dados evita problemas jurídicos, financeiros e de reputação. Um gestor que mantém atenção às políticas e ferramentas para uma proteção de dados eficaz, está se resguardando e valorizando seus clientes. A STAR Telerradiologia oferece com sistema de transmissão de dados e portal de resultados estado da arte em segurança. 

A atenção para a qualidade na emissão de laudos a distância é uma prática admirável e responsável. Já falamos por aqui que a preocupação de um profissional da saúde não se atenta apenas à satisfação de um cliente, mas à preocupação com a vida de seus pacientes. Inclusive, não deixe de conferir algumas ações que apresentamos neste artigo. Essas podem contribuir para um bom atendimento de um centro de diagnóstico.

Navegue pelo site e conheça todas nossas soluções. Se você quiser, pode até fazer um teste gratuito em nossa plataforma. 😉